Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Cianorte Noroeste     01-06-2017

 

Experiência local será usada como referência por municípios da região centro sul

 

            Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de Cianorte, Bongiorno, recebeu em seu Gabinete uma comitiva formada por gestores e representantes dos municípios que compõem a Amcespar (Associação dos Municípios pertencentes à Região Centro Sul do Estado do Paraná). O objetivo da visita foi adquirir informações a respeito da experiência com o Aterro Sanitário local, que é gestado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Foram debatidos assuntos como o funcionamento e a organização do ambiente, sua vida útil e a cobrança do recolhimento do lixo. 

 

            “O aterro de Cianorte é uma referência para nós. Hoje, os nossos municípios enfrentam dificuldades em relação ao gerenciamento dos resíduos e, levando em conta que os aterros convencionais precisam ser praticamente extintos, é preciso encontrar uma solução”, disse o presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. Segundo ele, em sua região a legislação já é atendida através das estações de transbordo. “Porém, como isso muitas vezes custa caro, viemos conhecer o exemplo de vocês para tomarmos como referência”, completou.

 

 “Para nós é motivo de orgulho apresentar o nosso sistema de coleta seletiva e os cuidados mantidos em relação à destinação do lixo. Temos nos empenhado diariamente para que estes serviços se tornem cada vez mais eficazes para a população e sustentáveis na nossa cidade”, relatou o anfitrião, Bongiorno que os recebeu junto aos secretários de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz; de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior; e de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.        

            Os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Prudentópolis e Teixeira Soares, que integram a Amcespar, pretendem, a partir do que assimilaram, assumir uma prática semelhante. “Queremos criar um aterro como este, também gerenciado pela Sanepar, no centro dos nossos municípios para que todos possam ser beneficiados”, explicou o presidente da associação.

Após a visita à Prefeitura, a comitiva, acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente e de técnicos da Sanepar, conheceu as instalações do Aterro Sanitário de Cianorte, que também recebe resíduos de Indianópolis, Guaporema, Terra Boa e São Tomé, que somam mais de 70 toneladas diárias de resíduos sólidos.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário