Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  •   João Polippo
  • Região:Cianorte Noroeste     10-10-2016

Solenidade que celebrou o início da programação reuniu cerca de 800 pessoas; Ações seguem durante todo o mês

 

            Ao final da tarde da última quinta-feira (06), centenas de cianortenses reuniram-se em prol de uma causa valorosa: a campanha Outubro Rosa. A solenidade de lançamento foi realizada em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas de diversas idades que, posteriormente, participaram de uma corrida e caminhada contra o câncer de mama.

 

            “Ficamos muito felizes em verificar a adesão a este movimento em nossa cidade. Juntos, vamos disseminar informações, mensagens de apoio e gerar oportunidades para que a população em geral tome cada vez mais consciência da importância da prevenção”, afirmou Nilsara Maria Coelho, presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIC.

 

            “Este será um mês dedicado à saúde da mulher. Os preventivos são realizados de segunda à sexta-feira, durante todo o ano, em qualquer unidade básica. No entanto, devido ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um esquema especial de atendimento aos sábados, como forma de incentivar a procura e realização dos exames”, informou a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andreia Domingos.

 

            Na ocasião, representando o prefeito Bongiorno e a primeira-dama Fátima, a secretária especial do Gabinete, Janda Domingos, relembrou o histórico da campanha, que teve início em 1990 com a corrida pela cura em Nova York, e a importância de toda a sociedade voltar à atenção ao assunto. “A doença, que acomete, em média, 576 mil brasileiros ao ano, é o câncer que mais mata mulheres. Por conta disso, o Governo Municipal investe na Atenção Básica, para que os casos sejam descobertos e assistidos com agilidade”, disse.

 

            Ainda durante a solenidade, houve a entrega de flores a uma paciente recuperada do tratamento do câncer de mama. A advogada Iraci de Sarges, que na abertura da campanha no ano passado prestou um relato aos presentes sobre o início do seu tratamento, na oportunidade deste ano já havia vencido a doença. A homenagem feita pela presidente do Provopar, Ivete Membribes João Pedro. “Através deste gesto, exaltamos todas as mulheres guerreiras que encararam esta luta com muita garra”, apontou Ivete.

A cerimônia também contou com a presença da diretora da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Gonçalves Guimarães, que representou o deputado estadual Jonas Guimarães; da secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Andreia Fancelli; da chefe do Escritório regional da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, Lucélia Guimarães Gelfei.

 

CORRIDA

            Para movimentar o lançamento da campanha, o Clube da Corrida e Caminhada Feminino – com o apoio da Avenorte, Zero Grau, Provopar, Mafra Imagem, Supermercados Planalto, Serallê, Force One, Unimed, Acic Mulher, Unipar, NL Viagens, Universo Truck Center, Solange Calçados, Caixa dos Advogados do Paraná, Casa Nova Decorações, Viação Garcia, Premiatta, Tiro de Guerra e Polícia Militar – promoveu a corrida e caminhada contra o câncer de mama. Cerca de 700 pessoas, desde crianças a idosos, percorreram os 5 km e, ao atravessarem a linha de chegada, foram recepcionadas pelos membros da ACIC Mulher  que efetuaram a entrega de medalhas, água e frutas.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A programação do Outubro Rosa, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Provopar, o Conselho da Mulher Empresária da ACIC e as clínicas de diagnóstico, segue durante todo o mês, com um chá para mulheres e com o atendimento especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, aos sábados, funcionarão em sistema de escala, das 8h30 às 16h. Neste sábado (08), as UBSs do setor 04, Marselha, Jardim Universidade e Vidigal atenderão o público no horário flexível.

 

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário