Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Cianorte Cianorte     21-05-2017

Aparelhos foram conquistados através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Governo Federal

As cadeiras de rodas têm uma importância imensurável na vida e no dia a dia das pessoas que, por conta de alguma doença, lesão medular ou outros motivos, perderam a mobilidade. As motorizadas, no entanto, costumam ter preços elevados, o que dificulta a aquisição por quem precisa. Pensando nisso, e com o objetivo de promover o acesso da população aos equipamentos de mobilidade assistida, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop) empenha esforços para disponibilizar esses equipamentos aos seus pacientes.

Desde 2014, a entidade, que atende a população de 11 municípios da região, já beneficiou 75 pessoas com cadeiras de rodas motorizadas, sendo que, somente na Capital do Vestuário foram 54, e na tarde da última quinta-feira (18), uma solenidade realizada na sede da entidade celebrou a entrega de mais dez unidades a pacientes de Cianorte. Elas foram adquiridas através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), do Governo Federal.

“O uso da cadeira de rodas motorizada contribui para melhorar as condições de vida e a integração social, diminuindo a dependência e ampliando as potencialidades nas atividades diárias. É a conquista de autonomia e dignidade”, afirmou o vice-presidente do Ciscenop e prefeito de Cianorte, Bongiorno que, também, discorreu sobre o mérito do benefício. “Não pensem que estão recebendo um favor. Entendam que se trata de um direito. É dever do poder público amparar, provendo as condições adequadas àqueles que mais precisam”, salientou.

Os equipamentos foram solicitados pelos pacientes no final do ano passado por meio de um processo simples e descomplicado, bastando protocolar um pedido no setor de Órtese e Prótese do Consórcio. O único requisito necessário foi o encaminhamento médico atestando a necessidade. Com este repasse, a fila de espera por cadeiras de rodas motorizadas nos municípios que pertencem ao consórcio está praticamente zerada.

 “A entrega de hoje demonstra o trabalho sério e compromissado que vem sendo realizado pela equipe do Consórcio em parceria com os municípios que, com eficiência, tem possibilitado no passar dos anos que todas as pessoas necessitadas tenham acesso a este equipamento”, disse o deputado Jonas Guimarães. Também participaram da ocasião, o vice-prefeito do município, Beto Nabhan; a secretária de Saúde de Cianorte, Michelly Viguiato Pricinotto; as representantes do Ciscenop, Ivone Ribeiro Correia e Jessica Varea; os pacientes contemplados e seus familiares.

Na próxima semana serão repassadas aos pacientes de Jussara e Tapejara mais sete cadeiras de rodas motorizadas, além de uma cadeira de rodas com capacidade de mais de 90 kg para um usuário de Indianópolis.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário