Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Cianorte Cianorte     20-02-2017

Exames usam gotas de sangue e resultados ficam prontos em 30 minutos. Atendimento é gratuito e sigiloso 

 

             Em Cianorte, com o objetivo incentivar a detecção precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), colaborando para quebrar a cadeia de transmissão no Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está intensificando a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Desde a última quinta-feira (16), até esta sexta-feira (24), o atendimento está sendo prestado em horário especial, que vai das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na sede localizada na Travessa Itororó, nº 400 (ao fundo do antigo PA).

 

            “São exames que toda pessoa com vida sexual ativa deve fazer. Não é necessário agendar horário e nem apresentar pedido médico, apenas um documento com foto. Os testes utilizam algumas gotas de sangue e os resultados ficam prontos em 30 minutos. O atendimento é gratuito e sigiloso. Além disso, a unidade conta com profissionais devidamente treinados para aconselhar os pacientes, tanto antes dos exames quanto no momento do resultado”, explica a enfermeira responsável pelo CTA, Aline Soares de Almeida Leal.

 

            Segundo a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto, se alguma infecção for comprovada, o paciente recebe toda a assistência médica. “No caso de resultado positivo para alguma doença, é feita a orientação necessária e o encaminhamento para o serviço de saúde específico, onde será prescrito o tratamento adequado”, afirma.

 

            Além dos testes rápidos, na sede do CTA, a população encontra preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, bem como materiais informativos, todos de distribuição gratuita. Entre as ações realizadas pelo órgão em decorrência do Carnaval, em Cianorte e nos distritos de São Lourenço e Vidigal, também se destacam articulações junto as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs); visitas a casas de prostituição, com orientações e entrega de preservativos; e palestras em empresas.

           


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário