Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  •   João Polippo
  • Região:Cianorte Cianorte     11-06-2016

Iniciativa inédita no município promoveu a popularização do livro e encantou o público

           

            Tomada por livros, autores e personagens, a Capital do Vestuário foi reduto da literatura entre os dias 07 e 10 junho. Isto porque, com uma programação extensa e atrativa, a I Festa Literária de Cianorte ofertou diversas atividades de celebração, valorização e discussão da arte dos escritos, reunindo um público expressivo nas dependências do Ginásio de Esportes Tancredo Neves e do Centro Estadual de Educação Profissional (Escola Técnica).

 

A abertura foi marcada pelo espetáculo “Num reino de príncipes e princesas” e, nos dias seguintes, apresentações artísticas e culturais, teatros, contação de histórias, exposição e venda de livros, além de relatos de experiências, trabalhos científicos e literários, homenagem aos escritores locais e premiação do V Concurso Municipal de Poesias encantaram os amantes da literatura e da leitura de modo geral.

 

 Para as crianças, os personagens ganharam vida, recepcionaram os visitantes e eram protagonistas de diversas aventuras narradas pelo Espaço Sou Arte, pela turma da Revista Nosso Amiguinho e pelos professores Juliana Maciel e Carlos Henrique Miranda. Além disso, os leitores mirins também usufruíram do Expresso da Leitura (biblioteca itinerante da Prefeitura que funciona em ônibus articulado adaptado) e do Cantinho da Leitura, especialmente instalado para incentivar o hábito.

 

Já os adultos, contaram com mesas-redondas e a participação de especialistas, mestres e doutores com temáticas envolvendo a leitura na era digital e cinema; além da apresentação de trabalhos pedagógicos, científicos e literários; assim como com a exposição “Poty, de todos nós”, do artista Poty Lazzarotto, em parceria com o Colégio Sesi.

 

Para Silvana Camargo, chefe da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, órgão responsável pela FLICIA, o evento superou as expectativas. “A qualidade da programação e a aceitação pelo público foram tão expressivas que consolidaram a Festa Literária no calendário municipal, como uma ferramenta eficaz para a popularização do livro, a aproximação de escritores e leitores e o incentivo a leitura. Agradecemos a cada um que colaborou para o sucesso do evento”, disse.

 

Neste sentido, o prefeito Bongiorno também efetuou análise positiva do evento. “Nos últimos três anos conseguimos contemplar os mais diversos segmentos culturais existentes em nossa cidade, como os associados às artes de espetáculo, festivais, artesanato, fotografia e design.

 

Já com relação aos livros e periódicos, reestruturamos a Biblioteca Pública Municipal e revitalizamos o Expresso da Leitura, mantendo o Concurso de Poesias da rede municipal como único evento deste setor. Com ‘a casa em ordem’, pudemos ampliar nossa atuação e, com muito empenho, conseguimos lançar e executar a FLICIA com excelência, marcando a história de Cianorte”, destacou.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário