Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Indianópolis Brasil     03-06-2019

Secretaria de Saúde ainda investiga outros dois óbitos suspeitos; neste ano, 13 pessoas procuraram hospitais da cidade com sintomas da doença

A prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou na noite deste domingo (2), que dois moradores da cidade morreram com febre maculosa este ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas vítimas eram moradoras do bairro Vila Boa Vista, que faz divisa com Belo Horizonte, na região da Pampulha.

Ainda de acordo com o boletim divulgado, outros dois óbitos estão sendo investigado pela doença. Além das mortes, outras 13 pessoas procuraram os postos de saúde da cidade com sintomas de febre maculosa.

 

Controle

Neste domingo, equipes do Centro de Controle de Zoonoses foram até às casas que ficam próximas à região das vítimas para aplicar produtos contra o carrapato-estrela, transmissor da doença.

Em nota, a prefeitura alertou que a população deve procurar uma unidade de saúde ao apresentar os primeiros sintomas da febre maculosa, que são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo.

Para quem tem animais que possam ser hospedeiros do carrapato-estrela, a orientação é aplicar vermífugos e produtos contra o parasita, de acordo com a indicação de veterinários. Entre os bichos que podem atrair os carrapatos estão cães, gatos e cavalos.

Após a confirmação das mortes em Contagem, a Prefeitura de BH também emitiu um alerta preventivo para que as equipes de saúde façam o teste da doença em todos os pacientes que apresentem os sintomas de febre maculosa e que tenham passado pelas áreas consideradas de risco. Até o momento, não há casos registrados na capital mineira.

Orientação

Segundo orientação das equipes de saúde da Prefeitura de Contagem, quem estiver em áreas onde possa existir carrapato-estrela deve examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras e compridas, colocar as barras da calça para dentro das meias e usar sapatos fechados e de cano alto.

A doença é transmitida pelo carrapato estrela

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário