Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Rondon Noroeste     08-09-2017

 

Na noite de quinta-feira, (7) de setembro, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, aconteceu o compromisso à Bandeira dos 88 jovens que realizaram o alistamento militar neste ano de 2017.

 

 O prefeito Ailton Valloto que é presidente da Junta de Serviço Militar, durante a cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional - principal símbolo sagrado da Nação Brasileira, participou da entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens dispensados do serviço militar. Ter a honra e oportunidade de poder transmitir a importância de exercer a cidadania é uma satisfação. Disse também que os jovens são a força que o município precisa para o crescimento e desenvolvimento de todos os seguimentos de nossa cidade, seja, na área pública ou privada, na agricultura, nas indústrias, no empreendedorismo – todos somam força para um Rondon melhor, afirmou o prefeito.

 

 

Durante o evento, o sentimento de patriotismo tomou conta de todos os participantes, inclusive dos jovens que realizaram o compromisso à Bandeira.

A solenidade foi conduzida pelo Prof. Mariano Zanelati, e contou com a presença, da primeira dama Nanci Valloto, vice-prefeito Rui Mertz, secretária de educação Sueli de Souza de Oliveira, vereadora Ana Lira, vereador Marcelo Trevisan, presidente e conselheira tutelar Ana Sturba, conselheira tutelar Eliana Volpato, Edmar dos Santos (representando a comunidade), condutor socorrista Rhadamys Romero e familiares.

O compromisso à bandeira para os 88 jovens reservistas que nasceram em 1999 e anos anteriores, foram dispensados. Geralmente no município, aproximadamente 1% da população dos jovens se alistam para prestar o compromisso à Bandeira Nacional, por ano, através da Junta de Serviço Militar.

O alistamento militar é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. O procedimento acontece anualmente entre os meses de janeiro e junho.

 

 

Ainda participou da cerimônia o secretário da Junta de Serviço Militar, Ivo Valoto, que na ocasião falou sobre a importância do ritual. “É um ato constitucional relevante em que os jovens juram defender a pátria, independentemente de ter servido ao Exército”, salientou.

Após o encerramento do ritual do compromisso à Bandeira, os jovens dispensados do alistamento militar, familiares, autoridades e demais presentes, foram convidados a participar da palestra motivacional ministrada pelo condutor socorrista Rhadamys Romero com o tema: “Preparação Para o Futuro”, onde foi discorrido diversos assuntos, dentre eles: (O que você almeja para o seu futuro? Onde você quer chegar? Importância do conhecimento através dos estudos para o seu currículo; Valorização da família; Humildade; Respeito ao próximo; Se autovalorizar; Valorizar a vida; Uso de drogas lícitas e ilícitas etc).

 

Para curtir a pagina do JN de RONDON e ver todas as fotos desta reportagem, clique AQUI
 

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário