Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Paraíso do Norte Noroeste     21-03-2016

Diversas ações de conscientização estão sendo desenvolvidas pelo município desde o início do mês

            Apesar do Dia Mundial do Combate à Tuberculose ser nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, já realiza desde o início do mês diversas ações no sentido de alertar a população quanto ao combate à doença. Entre as atividades desenvolvidas, principalmente pelos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), encontram-se palestras, orientações e divulgação, através de carros de som nas ruas, banners nas UBSs e avisos nas igrejas.

            Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose é de uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). “A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias”, relata o órgão.

Em Cianorte, o banco de dados da Secretaria de Saúde contabiliza atualmente um paciente com tuberculose. “Sabemos que muitos dos casos existentes no município não estão estimados por não procurar ajuda médica ou por não ter ciência que possa estar com a doença. Nesse sentido, é importantíssimo que o indivíduo ao notar tosse persistente há mais de três semanas busque uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes. Tuberculose tem tratamento e cura”, comentou a enfermeira Programas Especiais de Saúde, Juliane França Aguillar.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário