Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Cianorte Noroeste     11-04-2017

Encontro tratou de parcerias com as prefeituras para renovação do Programa Família Paranaense, bem como para realização do Projeto Justiça no Bairro

 

            Na manhã da última sexta-feira (07), o clima de congraçamento marcou o encontro das primeiras-damas e gestores sociais dos 12 integrantes da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte) em Cianorte. A reunião, promovida pelo Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDS) e Provopar Municipal, teve como objetivos principais apresentar a renovação do termo de adesão ao Programa Família Paranaense e a proposta de realização do Projeto Justiça no Bairro.

 

            Dando início aos trabalhos, a chefe do Escritório Regional de Cianorte, Lucélia Guimarães Gelfei, agradeceu a presença de todos e salientou a importância das parcerias com as prefeituras para as ações e projetos sociais que a SEDS desenvolve na região, bem como apresentou um breve resumo das realizações do Família Paranaense que, desde 2012, já atendeu mais de 265 mil famílias em situação de risco, contribuindo para a melhora em 33% do Índice de Vulnerabilidade Social do Estado e sendo referência para países da América Latina.

 “O Governo do Estado já investiu R$ 122,4 milhões em ações do Família Paranaense, incluindo a transferência de renda. Nessa semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, conheceram as ações in loco e participaram de reuniões. Isso porque, dentro do Família Paranaense, o banco financia o Programa Integrado de Inclusão Social e Requalificação Urbana, que atenderá 22 mil famílias de 156 municípios, com financiamento de US$ 100 milhões, sendo 60% de recursos do banco e 40% de contrapartida do Estado”, contou Lucélia ao propor a renovação do compromisso dos municípios com o programa.

 

Também em busca de firmar parcerias, a primeira-dama e presidente de honra do Provopar de Cianorte, Fátima Bongiorno, apresentou a possibilidade de transformar o Justiça no Bairro – projeto do TJ/PR que será realizado na Capital do Vestuário nos dias 22 e 23 de setembro – em uma ação de proporção regional, abrangendo os 12 municípios da Amenorte, ao invés de apenas os cinco da Comarca. “Este é um programa muito valoroso, que oferece atendimento jurídico e diversos serviços ao cidadão, de maneira gratuita e humana, realizando sonhos e transformando a vida das pessoas. Por isso, se podemos beneficiar mais gente, por que não o fazemos?”, questionou.

 

Segundo Fátima, para estender o atendimento, é preciso que as administrações municipais e circunscrições judiciárias se comprometam.  “Teremos que dividir o bônus e o ônus. No sentido de que, para oferecer todos os serviços, é preciso mobilizar juízes, promotores, cartorários, funcionários públicos e outros profissionais, além de disponibilizar a estrutura, materiais de expediente e o que mais for necessário. No entanto, nada que extrapole as capacidades e possibilidades dos municípios. Tenho certeza de que cada um pode contribuir com algo e, juntos, faremos um mutirão maravilhoso em prol daqueles que mais precisam”, garantiu a primeira-dama cianortense.

 

Os convidados, por sua vez, se manifestaram a favor, tanto da renovação do Programa Família Paranaense quanto da proposta de realização do Projeto Justiça no Bairro. “Ficamos muito satisfeitas com o comprometimento firmado”, afirmou Lucélia. “Agora, cada representante segue para seu município levando as informações necessárias para concretizar, oficialmente, a sua participação”, concluiu Fátima, citando que, entre os serviços que serão prestados, destacam-se a emissão de RG; a retificação de registro civil; o casamento comunitário; reconhecimento de paternidade/maternidade; regularização de pensão alimentícia; guarda e responsabilidade; divórcio consensual; orientação para divórcio litigioso; entre outros.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário