Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:Rondon Agricultura     21-07-2017

Com Tema Inovação Tecnológica e Troca de Experiências o EES Supera Expectativas

O 34° Encontro Estadual de Sericicultura-EES, realizado em Rondon, nesta quinta-feira, (20) de julho, contou com a presença do governador do Estado, Beto Richa, que foi recebido pelo prefeito Ailton Valloto acompanhado pela primeira dama Nanci Valloto.

O mesmo veio prestigiar e participar do encontro que reuniu cerca de 1400 pessoas, marcando presença mais de 75 municípios da região paranaense, ligadas diretamente ao ramo da “sericicultura/bicho-da-seda”, além de visitantes e moradores locais que fizeram o Ginásio de Esportes Tancredo Neves, estremecer pela quantidade de público presente. O governador também oficializou a entrega das chaves da nova viatura de apoio à polícia militar e de três novos carros para serviços destinados a secretaria municipal de saúde.

 

Dando as boas-vindas oficialmente, o prefeito Ailton Valloto, agradeceu pela vinda do governador, autoridades e em especial os sericicultores por fazerem parte da história de nosso município, região e do Estado - valorizando a agricultura, promovendo a sucessão familiar para as futuras gerações. Afirmou ainda, diretamente ao público presente a responsabilidade que o município tem com cada agricultor e que jamais deixará desamparados sem auxílio de maquinário ou implemento agrícola para o manejo de suas lavouras, pontuou.

 

 

Com a abertura do evento oficializada, a poetisa Antônia de Moura Lima (Chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da cidade de São Tomé, declamou a poesia intitulada: “Ecos da Agricultura Familiar”, enfatizando o vínculo histórico cultural e de origem das famílias que se preocupam com os futuros sucessores.

 

Na sequência o governador, Beto Richa, ficou imensamente agradecido pelo convite e por marcar presença num dos Encontros mais importantes no que se refere à agricultura familiar. E destacou que seu governo vem estimulando cada vez mais o pequeno agricultor a almejar grandes conquistas no campo, facilitando o acesso ao crédito rural para o investimento e maximização de suas lavouras, a fim de alcançar grandes rendimentos.  

 

 

Como lembrança do evento, o governador recebeu de presente uma gravata de seda pelo Shigueru Taniguti Júnior (Diretor Presidente da Fiação de Seda Bratac) e uma cesta cheia de guloseimas (produtos) advindos da agricultura familiar do município de Rondon, pelo prefeito Ailton Valloto e primeira dama Nanci Valloto.

 

O diretor geral da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) Otamir Cesar Martins, representando o secretário da Seab Norberto Anacleto Ortigara, ressaltou sobre a importância da empresa Bratac, a qual oportuniza a atividade nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva da seda, compactuando diretamente para o desenvolvimento econômico do Estado e principalmente para a geração de emprego e renda à população.

 

 

Em nome de todos os sericicultores do município, por meio da comissão organizadora, fizeram uma homenagem à família (esposa e filhos) do produtor José Maria Gomes da Silva – In Memoriam, que dedicou 20 anos de trabalho a sericicultura, mas pelas circunstâncias do ciclo da vida, seu trajeto terrestre foi interrompido aos 56 anos de idade.

 

O evento ainda contou com uma feira de exposição com as novidades tecnológicas da cultura de amoreira, em relação à criação de bicho e produção da seda e painéis nas laterais do Ginásio de Esportes, enfatizando os dados de produção e manuseio da sericultura dos produtores pertencentes ao município de Rondon. Durante o evento tiveram vários Workshops com especialistas do segmento, informando aos sericicultores os resultados socioeconômicos da atividade, tecnologia aplicada à cultura, ergonomia/saúde do trabalhador, meio ambiente entre outros.

 

 

Durante a pausa do evento para o delicioso almoço que foi servido no Salão Paroquial da Igreja Matriz, os convidados de honra “sericicultores”, puderam desfrutar de um ambiente aconchegante com som ao vivo do Russio & Fernanda Zanelati e participação honrosa do Deputado Estadual Jonas Guimarães cantando as mais pedidas músicas das raízes sertanejas.

Finalizando o evento, a Câmara Técnica do Complexo da Seda demonstrou e discutiu através de dados estatísticos os novos avanços tecnológicos, as novidades na cultura da seda, bem como as perspectivas de mercado e os avanços de pesquisas no setor. Por fim, aconteceu o sorteio de diversos prêmios aos agricultores.

 

A Prefeitura Municipal de Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, representada pelo Governo do Estado, enfatiza que o sucesso elencado do evento, solidifica a importância da tradição cultural do bicho-da-seda no município, região e do estado, maximizando a força do agronegócio, impulsionando os conhecimentos técnicos sobre a atividade e também orientando as famílias que têm a intenção de levar para suas propriedades o negócio.

Marcaram presença no encontro, o vice-prefeito Rui Mertz, Edson Roberto Rocha (Prof. Bola/Presidente da Câmara de Vereadores) - representando os demais vereadores, Otamir Cesar Martins (Diretor Geral da SEAB), Jonas Guimarães (Deputado Estadual), Rubens Ernesto Niederheitmann (Diretor Presidente do Instituto EMATER), Shigueru Taniguti Júnior (Diretor Presidente da Fiação de Seda Bratac), Alexandre Lucena (Presidente da AMERIOS/Prefeito de Cidade Gaúcha), Oswaldo da Silva Pádua (Gerente da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná), Irimal Aparecido Basso (Presidente do Sindicato Rural de Rondon), Claudemir Domingues Lansa (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon, demais autoridades municipais e regionais, além de participantes diretos e indiretos.

 

Para curtir a pagina do JN de RONDON e ver todas as fotos desta reportagem, clique AQUI


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário