Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  • Região:São Tomé Noroeste     10-05-2017

 

Uma equipe da Vigilância Sanitária de São Tomé, comandada Pelo chefe da divisão de vigilância sanitária Vagner Bonilha, Participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira (10) como os proprietários e profissionais de salões de beleza da cidade. Vários assuntos foram abordados, entrei eles  o cuidado com a manipulação de produtos e a prevenção de doenças transmissíveis através de contato físico ou com material.

 

Segundo Vagner Bonilha a ideia e ser parceiros nas adequações e dificuldades que os profissionais de salão de beleza, têm para se adequar a normas da saúde. Ainda segundo Vagner a partir do mês de Junho será feitas visitas em salões da cidade, para atestar as condições de funcionamento. Os salões que aderirem à norma vão facilitar o entendimento de clientes e profissionais sobre procedimentos e aumentar a segurança de que o serviço buscado pelo consumidor é compatível com o que é oferecido pelo salão. Finaliza

 

Vários donos de salões saíram da reunião prometendo cumprir todas as normas de segurança em saúde e proporcionar melhor atendimento aos clientes.

 já estão se adequando as normas para atender melhor os clientes em São Tomé são eles compareceu a reunião

 

Os representantes de salão, que compareceram na reunião foram, Natany Cruz do salão Sirlei Cabeleleiro, Danielli Damasceno, Salão Daniele Damasceno, João Polippo, Beleza Atual - William Muniz,  Studio D” Muniz, Diego de Santos, Studio D” Muniz, Claudineia Sona, Salão Claudineia, Roberta Beltrame da Silva,   Salão Roberta e Michelli Diononte - Salão Art Stilo espaço moda e beleza.

Também participaram da reunião, a Chefe do departamento de Saúde Vera Garcia e as enfermeiras Elizete e Flavia Leite.

 

Para a equipe, os profissionais que não estiveram na reunião perderam a oportunidade de conhecer as normas de saúde que vai proteger os clientes de doenças transmissíveis como a hepatites A e B e também o vírus HIV

 

 

“É a primeira norma técnica do País para salão de beleza. Mais uma contribuição da ABNT para os profissionais que tornarão seus estabelecimentos mais competitivos, e para os clientes que terão acesso a serviços com mais qualidade e segurança. Essa norma é importante por abranger todo o setor de serviços, o qual reflete diretamente no cliente”, afirmou em entrevista Pedro Buzatto Costa, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma explica, por exemplo, o termo escova progressiva e aponta a diferença entre manicure e designer de unhas. “Para que possamos avançar nos programas de qualidade no setor é determinante que todos falem uma mesma língua, pois não podemos falar em boas práticas se cada profissional der sua própria definição para os serviços”, explica o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto. Para conhecer as normas basta acessar o site www.abnt.org.br/paginampe  e fazer o cadastro.

 

Exemplos de definições na norma técnica

 

Escova progressiva: procedimento para deixar os cabelos lisos utilizando produtos que possuem, em sua composição, substâncias ativas com a função de alisar temporariamente.

 

- Durante a aplicação do produto, é utilizada uma fonte de calor, como secador de cabelo e/ou prancha (piastra).

- O resultado obtido pela escova progressiva é temporário, permitindo que os fios alisados geralmente voltem ao formato original.

- É necessário verificar se as substâncias utilizadas são permitidas pela Anvisa.

 

Coloração permanente: procedimento de coloração dos cabelos por meio de combinações, composições e neutralizações de cores e contrastes, por meio de pigmentos naturais ou sintéticos, podendo produzir clareamento.

 

Coloração semipermanente (tonalização): procedimento de tonalização temporária dos cabelos por meio de combinações, composições e neutralizações de cores e contrastes, por meio de pigmentos naturais ou sintéticos.

 

 

Manicure: procedimento que pode incluir limpeza, remoção parcial de cutículas e esmaltação das unhas das mãos.

 

Design de unhas: procedimento para alongar, reconstruir e decorar as unhas das mãos e dos pés. É necessário verificar se as substâncias ativas utilizadas são permitidas pela Anvisa.

 

Pedicure: procedimento que pode incluir limpeza, remoção parcial de cutículas e esmaltação das unhas dos pés. Os serviços de podologia – onocriptose (unha encravada), tratamento de doenças, remoção de calosidades etc. – não estão incluídos no serviço.

 

 

Embelezamento do olhar: procedimento que visa estilizar as sobrancelhas e os cílios, por meio da remoção de fios ou coloração dos cílios.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário