Personalize Suas Preferência!

Escolhe a cidade que você deseja como página padrão do site. Você pode mudar a qualquer momento suas preferência.

buscar
 

  •   João Polippo
  • Região:São Tomé Noroeste     15-11-2016

Zaqueu, uma pessoa transformada


O texto de Lucas no capítulo 19.1-10 diz que Jesus estava passando por Jericó. Jericó era uma belíssima e rica cidade próxima do rio Jordão e do mar Morto. Jericó era uma cidade adornada de muitas palmeiras e muitas fontes de águas quentes. Era a cidade de inverno de reis e sacerdotes.  Seu nome significa “lugar de fragrância”. Era conhecida como a cidade do lazer, do luxo, do comércio. Essa cidade está agora sendo visitada pelo próprio Filho de Deus, era a oportunidade de Deus para o seu povo.


Jesus estava passando pela última vez ali. Uma multidão se acotovelava para ver Jesus, mas um homem empoleirado em uma árvore chamou a atenção de Jesus, seu nome era Zaqueu. Esse homem era um publicano, um cobrador de impostos. Era um empregado da “Receita Federal” de Roma. Ele tinha autorização para cobrar os impostos do povo e repassar esse dinheiro para os cofres de Roma. Mas os publicanos não só cobravam impostos pesados do povo, como também extorquia e roubava o povo. Os publicanos eram vistos como inimigos e, por isso, odiado. Zaqueu era o cabeça daquele esquema de corrupção em Jericó. Ele era um homem inteligente e esperto que usava o trabalho de outros para se fortalecer. Mas a despeito da sua posição, ele procura ver a Jesus.


Espiritualmente ele era um homem infeliz, necessitado, insatisfeito, perdido e incompleto. Sua vida era marcada por um vazio que nem a fama, nem o dinheiro, nem o sucesso podia preencher. Ele tinha dinheiro, mas não tinha paz. Ele era rico, mas não era feliz. O interessante é que Jesus buscou a Zaqueu, antes de Zaqueu buscar a Jesus. Jesus o viu primeiro, assim como Jesus viu a Mateus na coletoria, Natanael debaixo da figueira, agora Jesus vê Zaqueu empoleirado na árvore.  A iniciativa do encontro pessoal foi de Jesus. Estava na agenda de Cristo salvar Zaqueu. Jesus então chama Zaqueu, ele desceu depressa daquela árvore. Ele recebeu Jesus em sua casa e em seu coração. Ele levou Jesus para dentro da sua casa e abriu sua vida, seu coração, sua consciência, seu cofre e deixou que Jesus entrasse em cada área da sua vida.


Zaqueu havia desviado muita coisa de gente inocente. Pisou nos menos favorecidos, ganhou muita propina por cambalachos que fazia para os ricos, adulterou muitas notas fiscais e aceitou muitas notas frias, tudo isso para aumentar a sua própria riqueza. Um dia, porém, sua consciência transbordou e ele não aguentou mais. Ao encontrar-se com Jesus, ele se dispôs a corrigir os erros do seu passado. O caráter de Zaqueu é curado por Cristo. Ele abandona a mentira, a esperteza comercial, as vantagens fáceis do enriquecimento ilícito. Ele agora quer mudar de vida.


Quando Zaqueu demonstrou seu sincero arrependimento, Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa. Porque também este é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”.


Jesus viu Zaqueu, chamou-o pelo nome, foi à sua casa, demonstrou-lhe seu amor e sua misericórdia, transformou o seu caráter e lhe deu a vida eterna. Jesus quer fazer o mesmo com você. Ele veio para libertar você das algemas eternas, ele veio para limpar o seu coração, ele veio para fazer de você uma nova criatura, ele veio para que você pudesse ter vida abundante, vida eterna. Você não é mais um na multidão. Ele sabe o seu nome e tudo sobre você. Ela sabe as suas lutas, seus sofrimentos e suas angústias. Ele sabe suas dores, suas tribulações e seus sonhos.


Jesus não veio para arruinar a sua vida. Ele não veio para fazer de você uma pessoa infeliz, frustrada, mas para que você saboreasse as delícias do céu. Você pode ter também um encontro salvador com Jesus assim como aconteceu com Zaqueu. Você que está procurando a Jesus, saiba, que ele já estava procurando você primeiro.

 

Referências
FRANCE, R.T.; MOTYER, J.A.; WENHAM. G.J. Comentário Bíblico Vida Nova/D.A. Carson. São Paulo: Vida Nova, 2009.
FRIESEN, Albert. Cuidando do ser. Curitiba: Evangélica Esperança, 2012.
LOPEZ, H. D. Mensagens Selecionadas. São Paulo: Hagnos, 2007.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário